Nesta última segunda-feira (12), Um navio carregado com milho do Brasil foi alvo de dois mísseis disparados por rebeldes houthis do Iêmen, enquanto navegava pelo Mar Vermelho em direção ao Irã.
O navio afetado, identificado como Star Iris e de bandeira das Ilhas Marshall, estava sendo operado por uma empresa grega. Felizmente, apesar do ataque, as autoridades relataram apenas danos menores à embarcação, sem ferimentos à tripulação.
O Star Iris seguia uma rota que o levava do porto de Vila do Conde, no Estado do Pará, Brasil, até o porto de Bandar Khomeini, no Irã, um país que tem sido um importante apoiador dos houthis no conflito prolongado no Iêmen.
As motivações por trás do ataque foram rapidamente articuladas pelos rebeldes houthis, que reivindicaram a autoria como uma medida de retaliação contra supostas agressões sionistas em Gaza e a contínua intervenção americano-britânica na região. O ataque ao Star Iris segue outros incidentes semelhantes envolvendo navios da mesma empresa, demonstrando uma escalada nas hostilidades por parte dos houthis.
Este ataque é apenas o mais recente em uma série de ataques a navios que passam pelo Mar Vermelho nos últimos meses, ampliando as preocupações sobre a segurança das rotas comerciais cruciais entre a Ásia, o Oriente Médio e a Europa. As autoridades navais britânicas relataram o incidente, destacando a necessidade urgente de medidas para proteger a navegação nessas águas turbulentas.
reuters