O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira que as autoridades interinas da Venezuela irão entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo aos norte-americanos. Segundo o republicano, trata-se de petróleo “de alta qualidade e sancionado”.
Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que o petróleo será “vendido a preço de mercado e que os recursos obtidos ficarão sob seu controle direto”. De acordo com o presidente, o objetivo é garantir que o dinheiro seja utilizado em benefício tanto da população venezuelana quanto da americana.
“Este petróleo será vendido a seu preço de mercado, e esse dinheiro será controlado por mim, como Presidente dos Estados Unidos da América, para garantir que seja usado para beneficiar o povo da Venezuela e dos Estados Unidos!”, escreveu.
Trump também informou que determinou ao secretário de Energia, Chris Wright, que coloque o plano em prática imediatamente. Segundo ele, os barris serão transportados por navios de armazenamento e levados diretamente para docas de descarregamento em território norte-americano.
reuters
