Lula veta projeto de regularização na fronteira e senadora reage, “um absurdo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integral­mente o projeto de lei que reabria o prazo para a regularização de imóveis rurais localizados em faixas de fronteira e agora será analisada pelo Congresso Nacional.

A proposta previa um novo prazo de 15 anos para a ratificação de registros imobiliários nessas áreas. O governo alegou inconstitucionalidade e afirmou que o texto poderia fragilizar o controle da União sobre territórios estratégicos, além de comprometer a soberania nacional, a segurança jurídica e direitos previstos na Constituição.

Relatora do projeto no Senado, a senadora Tereza Cristina criticou duramente o veto. Em manifestação pública, ela classificou a decisão como um “absurdo” e um “grande retrocesso”, destacando que a medida afeta diretamente estados de fronteira, como Mato Grosso do Sul, que faz divisa com o Paraguai.

“É um absurdo e um grande retrocesso o veto integral do presidente Lula ao projeto de regularização de imóveis rurais em faixas de fronteira. Mais uma decisão equivocada do governo que prejudica e traz insegurança jurídica a milhares de produtores nessas regiões”, escreveu. “[…] O projeto estabelecia critérios claros e prazos definidos, trazendo estabilidade tanto para os produtores quanto para o próprio Estado. Vamos trabalhar para derrubar mais esse veto”, concluiu a senadora.

Com o veto presidencial, caberá agora a deputados e senadores decidir se mantêm ou derrubam a decisão. Para que o veto seja rejeitado, é necessário o voto da maioria absoluta nas duas Casas do Congresso.

 

 

 

ass.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *