Pesquisa aponta intenção de votos para o senado em 2026 na capital do MS
Pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência de intenções de voto para o Senado exclusivamente com eleitores de Campo Grande mostra um cenário diferente dos levantamentos realizados em municípios em todo o Estado. Na Capital, o senador e ex-prefeito Nelsinho Trad (PSD) aparece na liderança, enquanto Reinaldo Azambuja e Capitão Contar, ambos do PL, surgem nesta sequência, mas empatados dentro da margem de erro.
O Instituto Ranking ouviu 1 mil eleitores entre os dias 15 e 20 deste mês de dezembro em todas as regiões de Campo Grande. A margem de erro é de 3% para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Top FM.
Foram apresentados dois cenários estimulados, quando o pesquisador apresenta uma lista de candidatos ao entrevistado. A principal mudança é a troca entre o deputado federal Vander Loubet (PT) e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), já que segue indefinido qual dos dois será o candidato de Lula (PT) em Mato Grosso do Sul. Ambos empatam tecnicamente com Capitão Contar na terceira posição.
No primeiro cenário, Nelsinho Trad está na frente com 25% das intenções de voto, seguido por Reinaldo Azambuja, com 17%, Capitão Contar, com 13%, e Vander Loubet, com 10%.
Na sequência, aparecem a senadora Soraya Thronicke (Podemos), com 4%, o deputado federal Marcos Pollon (PL), com 3,4%, Gerson Claro (PP), com 2,2%, a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), com 1,2%, e o advogado Oswaldo Meza (sem partido), com 1%, sendo que 23,2% não sabem, não responderam, votariam nulo ou em branco.
No segundo cenário, Nelsinho tem 26% das intenções de voto; Reinaldo, 17,4%; Capitão Contar, 14,2%; Simone Tebet, 11%, Soraya Thronicke, 3,4%, Gerson Claro, 2%, Gianni Nogueira, 1,2%, e Beto Sem-Terra (PSOL), aparece com 0,4%; sendo que 23% não sabem, não responderam, votariam nulo ou em branco.
Com 619.751 eleitores no total, Campo Grande representa 31,49% dos votantes em Mato Grosso do Sul, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral.
O ex-governador Reinaldo tem liderado, com uma boa margem, todas as pesquisas do Instituto Ranking realizadas em âmbito estadual. Já Nelsinho aparece na segunda posição, seguido por Contar ou outro candidato a depender do cenário apresentado aos eleitores.
Ainda sobre os levantamentos realizados em diversas cidades, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), o deputado federal Vander Loubet (PT), e o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), costumam aparecer na terceira posição, nos cenários sem o ex-deputado estadual Capitão Contar. Quando este aparece, o restante vai para o quarto lugar.
No quesito rejeição, a ex-bolsonarista Soraya Thronicke é a que mais desagrada os eleitores de Campo Grande, sendo citada por 16% dos eleitores. Beto Sem-Terra foi indicado por 13% dos entrevistados; Contar, por 11%; Vander Loubet, 10%, Nelsinho, 8%; Reinaldo, 7%, Simone, 6,6%; Pollon, 5,8%; Oswaldo Meza, 3,4%; Gerson Claro, 2,6%; e Gianni, 2,4%; sendo que 14,2% não sabem, não responderam, votariam nulo ou em branco.
Na espontânea, quando é feita a pergunta aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, Nelsinho foi citado por 10% dos eleitores, seguido por Reinaldo, 6,4%; Contar, 5%; e Vander, 3,2%.
Depois aparecem Simone, indicada por 3%, Soraya Thronicke, 1,4%, Gerson Claro, 1,2%; Pollon (PL), 1%; sendo que 0,8% dos entrevistados citou outros nomes e 68% não sabem, não responderam, não votariam em nenhum deles ou votariam em branco.