O presidente da Câmara, vereador Fernando Rocha, participou na última quinta-feira (21), da solenidade de formatura do Proerd, no auditório da prefeitura municipal de São Gabriel do Oeste.
O evento celebrou o encerramento de mais uma etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Após três anos de interrupção, o programa foi retomado com a parceria da Prefeitura, Câmara Municipal e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
O Proerd é um programa educacional preventivo que teve origem nos Estados Unidos, criado pela Polícia de Los Angeles. Ele é resultado de estudos elaborados por pedagogos, psicólogos e policiais, com o objetivo de envolver escolas, famílias e a polícia na prevenção ao uso indevido de drogas e à violência por parte das crianças.
O programa é ministrado exclusivamente por policiais militares, que passam por rigorosa seleção e treinamento. Durante o Proerd, os alunos adquirem conhecimento sobre os danos causados pelo uso e abuso de drogas, bem como formas de evitá-los. Eles são capacitados para serem multiplicadores desses conhecimentos, levando a mensagem da prevenção a outros jovens.
Além de manter as crianças longe das drogas, o Proerd promove a aproximação do policial militar com a comunidade, fortalecendo a interação entre a polícia, a escola e toda a sociedade. Na primeira etapa, 248 estudantes foram formados, sendo 112 no período matutino e 136 no período vespertino. A segunda etapa, que ocorrerá em novembro, formará mais 208 estudantes, totalizando 456 alunos beneficiados pelo programa.
O evento de formatura contou com a presença de autoridades importantes, incluindo o Presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Rocha, vice-prefeito de São Gabriel do Oeste, Valdecir Malacarne, o comandante da Polícia Militar Tenente Coronel Célio Ramos Barbosa, o coordenador Estadual do Proerd, Coronel Alexandre Rosa Ferreira, e a secretária Municipal de Educação, Danielle Souza Emiliani.
“A retomada desse programa era de extrema importância, e, por isso, a vereadora Suelen e eu nos esforçamos para trazê-lo de volta. Acredito que ele dará frutos e conscientizará as novas gerações, moldando e transformando vidas”, destacou Fernando Rocha.
Os instrutores que desempenharam um papel fundamental na formação dos estudantes foram o Sargento Adriano Lemes Pereira e o Cabo Cássio Henrique Felix Tessari. O Proerd continua a ser uma ferramenta vital na promoção da educação, prevenção ao uso de drogas e à violência, e na construção de pontes entre a polícia, as escolas e a comunidade.
cmsgo