O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) julgou irregulares as contas da Câmara Municipal de Alcinópolis, referentes à gestão do ex-vereador Alcir Gonçalves Dias, que ocupava o cargo de presidente em 2016. Dias foi condenado a pagar uma multa de 150 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), que equivale a R$ 7.326,00 em julho de 2024.
As irregularidades apontadas pela Divisão de Fiscalização do TCE-MS incluem:
- Pagamento à União das Câmaras dos Vereadores de MS sem previsão legal.
- • Empenho classificado em elemento de despesa inadequado, referente à Contribuição para a União das Câmaras.
- • Pagamento de subsídio aos vereadores acima do limite constitucional.
- • Pagamento irregular de R$ 5.000,00 de 13º ao vereador Elieno Martins Pereira.
- • Não divulgação em meio eletrônico de acesso público das informações referentes à execução da receita e despesa.
- • O quadro do Superávit/Déficit Financeiro, anexo ao Balanço Patrimonial, apresenta um Superávit que não atende à legislação nem foi comprovado pelos demonstrativos contábeis, já que a Câmara Municipal não possui Ativos e Passivos Financeiros.
Alcir Gonçalves Dias tem 45 dias, a contar da intimação da decisão, para recolher a multa em favor do Fundo Especial de Modernização e Aperfeiçoamento do Tribunal de Contas.
O TCE-MS também recomendou ao atual Gestor da Câmara Municipal que observe com maior rigor as normas legais que regem a Administração Pública, evitando que os apontamentos aqui noticiados se repitam em prestações de contas futuras.
fonte: Ass.Com/TCE-MS