O mês de agosto é marcado por uma importante campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher, conhecida como “Agosto Lilás”. Na última sessão da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, o presidente da câmara municipal de São Gabriel do Oeste, Fernando Rocha trouxe à discussão o aniversário de 17 anos da Lei Maria da Penha, um marco legal no combate à violência de gênero no Brasil.
Durante seu discurso, o vereador destacou a relevância da Lei Maria da Penha e a necessidade de se combater a cultura de violência presente em Mato Grosso do Sul e em todo o país. “Eu também gostaria de falar sobre assuntos que ontem dominaram todos os noticiários, que foi o aniversário da Lei Maria da Penha, dezessete anos completados ontem. E na verdade, quando eu falo sobre isso aqui na Câmara Municipal, eu sempre falo com pesar e vergonha, porque o nosso Estado Mato Grosso do Sul é um estado de violência contra a mulher. Não tem jeito de não falar sobre isso.” Enfatizou o presidente da câmara.
O vereador Fernando Rocha ressaltou a gravidade da situação, informando que somente neste ano a Justiça Estadual já condenou mais de dois mil agressores em Mato Grosso do Sul. Ele apontou que o principal motivo para essa violência é cultural, relacionado à ideia equivocada de que o homem possui o direito de agredir e controlar a mulher. O vereador reforçou a necessidade de uma mudança nesse pensamento arcaico e a importância de enfrentar o problema de maneira firme.
“Nós temos que enfrentar esse problema, ajudar e conscientizar.
Não podemos ser coniventes de jeito nenhum, e o tempo está passando. Nós temos que sair desse lugar vergonhoso e sermos líderes na busca por igualdade e respeito”, destacou o vereador.
O “Agosto Lilás” é uma oportunidade para a sociedade refletir sobre a violência de gênero e reforçar a importância da Lei Maria da Penha como um instrumento de proteção às mulheres.
ass.com/cmsgo