Força-tarefa ” Abrace o Pantanal” será lançado amanhã

Uma força-tarefa está sendo feita no Pantanal com o foco na redução do impacto dos incêndios florestais no bioma, reunindo empresas e organizações com diferentes especialidades e áreas de atuação. A iniciativa ‘Abrace o Pantanal’, será lançada amanhã (08), e tem como o objetivo proteger 2,5 milhões de hectares por meio da detecção precoce de incêndios, unindo câmeras de monitoramento, inteligência artificial e brigadas de incêndio.

A ação é articulada entre Umgrauemeio, Brigada Aliança, Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Polo Socioambiental Sesc Pantanal e com apoio financeiro da JBS, para a instalação das câmaras na Serra do Amolar. Além da geração de dados analíticos e operacionais para redução de CO2.

Para a instalação das câmeras, o IHP conseguiu apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a instalação das torres que abrigam as câmeras. O órgão cedeu uma aeronave para transportar 3 toneladas de equipamentos. Ao todo 16 pessoas estavam envolvidas na instalação das câmeras.

Ação

Profissionais do IHP nos locais afetaados pelo incêndios de 2020
Nesta primeira fase, são mais de 2,5 milhões de hectares monitorados, começando pelo território da Serra do Amolar, região central do Pantanal sob governança do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que teve mais de 90% de sua rede de proteção afetada pelos mega incêndios de 2020.

Cada câmera tem a capacidade de detectar focos de incêndio em questão de segundos, com identificação do local exato do foco, acelerando os protocolos de identificação e combate. Há ainda, a detecção back-up de pontos de calor por satélites, que podem complementar a proteção de áreas que sofram menor pressão humana, assim como índice de risco de incêndios.

A integração de informações como localização das brigadas, recursos e equipamentos disponíveis, horário de acionamento, tempo de locomoção até o local do foco de incêndio, tempo de combate e extinção do foco e o contato com os proprietários de terra no entorno permitem a rápida resposta ao fogo.

Para uma segunda fase, a expectativa é triplicar o alcance do projeto. Ampliar o funcionamento das câmeras, rede de comunicação, energia, transmissão de dados e do sistema operacional para que esteja ativo 24 horas nos 7 dias da semana.

 

 

ihp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *