A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) disse em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15), que veio para Mato Grosso do Sul para selar acordo entre o MDB e PSDB entre outras situações institucionais. A declaração foi feita ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB).
Simone foi questionada sobre possível aliança do MDB com o PSDB em Mato Grosso do Sul visando as eleições municipais de 2024, e deu sinal positivo mesmo fazendo parte da gestão do governo do PT.
“Vou ser a madrinha dessa união. Vim aqui em nome do MDB Nacional só para selar esse acordo. O acordo foi feito ao nível regional. Vocês sabem da forma como eu procedo. Eu não tenho hábito de me envolver em questões político partidárias respeitando a decisão partidária dos presidentes das executivas dos partidos.”
Tebet destacou que a questão foi tratada pela executiva do PSDB e do MDB. E que ela recebeu o convite dos diretórios para selar o acordo.
Sobre o fato dela estar no cargo de ministra a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os motivos de o MDB não firmar aliança com o PT de MS, Tebet diz que a questão cabe aos presidentes de diretórios e que não teve participação nas negociações políticas.
“Se o próximo passo vai ser dialogar e conversar com o PT cabe aos presidentes dos partidos decidirem. De minha parte só irei de muito bom grado comemorar esse acordo. E eu não tenho participação nenhuma nesse acordo que foi feito e sacramentado.”
Antes da coletiva, a ministra Simone participou de reunião com o governador, secretários e com o presidente regional do PSDB, Reinaldo Azambuja.
tpm