Saída de João Dória da corrida Presidencial não altera cenário entre Lula e Bolsonaro, os favoritos, conforme pesquisa feita pelo Poder Data, a situação continua favorável para o petista.
Dória era um dos nomes da terceira via e a pesquisa realizada de 22 a 24 de maio mostrou estabilidade. O ex-governador de São Paulo só desistiu de concorrer por volta do meio-dia de segunda-feira (23) e já caiu para 1% nas intenções de voto (ele pontuava de 2% a 4% em levantamentos anteriores). O efeito foi pequeno.
Na intenção de votos para 1° Turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pontuou 43%, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 35%. Estão nesse patamar há mais de 1 mês, estáveis, com variações mínimas e dentro da margem de erro. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) marcou 2%. Ou seja, o anúncio da saída de Doria da disputa drenou os votos do tucano, mas neste 1º momento não foram herdados pela candidata agora quase predileta da chamada 3ª via.
2° turno
Em uma possível disputa direta entre Lula e Bolsonaro no 2° turno, o petista sai na frente e tem 50% das intenções de voto, contra 39 % do atual presidente. A distância entre os 2 é de 11 pontos percentuais.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData entre 22 a 24 de maio de 2022. Foram 3000 entrevistas com margem de erro de 2 pontos percentuais. O registro é BR-05638/2022.