Pesquisa PoderDatamostra Simone Tebet com mais rejeição que Lula, Bolsonaro e Ciro

Pesquisa PoderData realizada de 5 a 7 de junho de 2022 mostra que a rejeição ao voto em Simone Tebet (MDB) é a maior registrada entre os nomes testados. São 63% os eleitores que dizem não votar na emedebista “de jeito nenhum”. É a 1ª vez que o levantamento testa o nome da pré-candidata nesta categoria.

A rejeição a Jair Bolsonaro (PL) manteve-se estável em relação ao levantamento de 1 mês antes, quando marcava 50%; oscilou 1 p.p para baixo e hoje marca 49%. Contudo, as curvas sinalizam que o grupo que declara não votar no atual presidente “de jeito nenhum” tem diminuído gradualmente desde dezembro de 2021; à época representava 60% do eleitorado.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como o menos rejeitado, com 39%. A taxa variou 2 pontos percentuais para cima em 1 mês, dentro da margem de erro da pesquisa. Ciro Gomes (PDT) tem 45% nessa simulação. Está em trajetória de queda desde fevereiro, quando 56% diziam não votar no pedetista “de jeito nenhum”.

Tebet tornou-se o único nome da 3ª via. O PSDB oficializou o apoio à sua pré-candidatura depois da desistência de João Doria da corrida pelo Planalto.

A alta rejeição pode explicar-se pelo fato de Tebet não ser tão conhecida nacionalmente, pois os eleitores tendem a rejeitar nomes que não conhecem. Entretanto, faltam menos de 4 meses para a eleição, e pode ser pouco tempo para a pré-candidata virar o jogo.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 309 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Registro no TSE: BR-01975/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

“ÚNICO EM QUEM VOTARIA”

Nessa simulação, os resultados são próximos dos registrados há 1 mês. Os eleitores convictos de Bolsonaro seguem os mesmos 31%. Ciro Gomes também repete a taxa de 7% dos eleitores. Aqueles que dizem ser Lula o “único em quem votariam” são 43%, numa variação de 1 ponto percentual para baixo desde a rodada de 30 dias antes. Tebet é a preferida de 5%.

QUADRO GERAL

O quadro resumo mostra que Ciro Gomes tem ampliado a margem de potencial eleitores. Há 1 mês 35% afirmavam que “poderia votar nele”. Hoje, são 41%. Sobre Tebet, 19% consideram-na como opção.

 

 

poderdata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *