Pesquisa realizada pelo Instituto Ideia e divulgada nesta sexta-feira (10) pela revista Exame mostra que “azedou o pé do frango” para a pré-candidata à presidente da República, senadora Simone Tebet do MDB. Ela teve 0% em intenções de voto na primeira pesquisa após oficializar a intenção para o pleito em 2022.
Os caciques do MDB deram prazo de três meses para que Simone alcance ao menos dois dígitos em pesquisas e a parlamentar já amarga a falta de eleitor ao início da corrida eleitoral.
Segundo os dados da pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários simulados de primeiro e segundo turno nas eleições presidenciais de 2022.
Em compensação, Simone Tebet que não pontuou em intenções de voto tem 9% de rejeição, diz a pesquisa.
Em indicadores anteriores a pré-candidata havia pontuado 1% e teve redução em votos.
Pelo jeito não será nada fácil para sul-mato-grossense decolar como quer o partido, mas esforços da legenda com contratação de marqueteiros e estratégias para a figura de Simone já começaram.
Liderança
Por enquanto, quem lidera a pesquisa estimulada é Lula com 37% das intenções, a frente de nove adversários incluindo Simone. No segundo turno, Lula também vence o presidente Jair Bolsonaro (PL), Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB).
No primeiro turno, Simone aparece abaixo de todos os outros pré-candidatos e sequer ultrapassa o percentual de votos em branco ou indecisos.
Lula (PT) – 37%
Jair Bolsonaro (PL) – 27%
Sergio Moro (Podemos) – 10%
Ciro Gomes (PDT) – 6%
João Doria (PSDB) – 4%
Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%
Felipe d’Avila (Novo) – 1%
Cabo Daciolo (Brasil 35) – 1%
Alessandro Vieira (Cidadania) – 0%
Simone Tebet (MDB) – 0%
Ninguém/Voto branco/Voto Nulo – 10%
Não sabem – 3%
Em todos os cenários, não há possibilidade de vitória em 1º turno.
Segundo o UOL, a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1.200 pessoas entre os dias 6 e 9 de dezembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para números fixos residenciais quanto para celulares. Devido aos arredondamentos, a soma dos percentuais podem variar de 99% a 101%.
A pesquisa também considerou cenários de primeiro turno reduzidos, com menos candidatos. Em todos Lula lidera, variando entre 38% e 42%.
uol