Está confirmado uma nova morte por dengue em Mato Grosso do Sul neste ano. O segundo óbito trata-se de um homem, de 46 anos, e que morava em Campo Grande. A informação foi confirmada ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A vítima tinha diabetes e começou a sentir os sintomas no dia 6 de março e morreu dez dias depois, no dia 16. A confirmação aconteceu no dia seguinte. Assim como o homem, a primeira vítima pela doença no Estado também era de Campo Grande. Débora Nascimento Soares Silva, tinha 50 anos e não tinha comorbidades.
Hoje, Mato Grosso do Sul têm 2.352 casos prováveis de dengue neste ano. Em Campo Grande, esse número está em 474.
Nacional
Os casos de dengue aumentaram quase 44% nos primeiros dois meses de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. Até agora, foram mais de 165 mil notificações, com a região Centro-Oeste sendo a mais afetada. A cidade de Goiânia (GO) lidera o ranking nacional, com 21 mil casos de dengue. Em seguida fica Brasília, com mais de 10,6 mil notificações.
O período de chuvas contribuiu para o aumento de casos da doença e o Ministério da Saúde alerta que a forma mais eficaz de acabar com o mosquito é dar fim nos focos de água parada.
ses/ms