Mato Grosso do Sul conseguiu o aval do Ministério da Saúde que acatou o pedido feito para começar a imunizar a população contra a covid-19 por faixa etária. A proposta foi aceita pela CIT (Comissão Intergestores Tripartite) nesta quinta-feira (27) e a resposta foi recebida com vibrações pela saúde estadual.
“Vacinando por faixa etária garante o acesso de todos a imunização e ajuda a ampliar cada vez mais a imunização da população de Mato Grosso do Sul”, disse o secretário da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende.
Com o aval nas mãos, a secretaria pretende publicar uma resolução nesta sexta-feira (28) autorizando os municípios a iniciarem a vacinação pelo grupo de 55 a 60 anos.
Embora alguns ainda não tenham completado o ciclo de vacinações nos grupos prioritários, como é o caso de Campo Grande, a normativa prevê que cada cidade reserve 30% das doses para esses grupos e os outros 70% sejam destinados para a aplicação por idade.
A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) reúne representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Mato Grosso do Sul tem se destacado no cenário nacional e figura entre os primeiros estados que distribui e a aplica as vacinas contra a Covid-19.
ses/ms