Médicos anunciam quarto caso de cura do HIV

Uma equipe médica anunciou que um homem de 66 anos, que preferiu não se identificar, e vive com o vírus da HIV desde 1980, se tornou a quarta pessoa na história a se curar da doença.

O homem recebeu um transplante de medula óssea como tratamento da leucemia, e por acaso, o doador era naturalmente resistente ao vírus da HIV, com o vírus sendo indetectável em seu organismo há mais de 17 meses.

“Quando fui diagnosticado com HIV em 1988, como muitos outros, pensei que era uma sentença de morte. Nunca pensei que viveria para ver o dia em que não tivesse mais HIV”, disse o homem, que foi apelidado de Paciente Hope City em homenagem ao hospital onde recebeu sua nova medula, em Duarte, na Califórnia, nos Estados Unidos.

No entanto, a infectologista Jana Dickter, do hospital City of Hope, explica que apesar de ser o quarto caso de cura de HIV, o transplante de medula óssea como um tratamento do vírus ainda não é recomendável, dado que existem muitos efeitos colaterais relacionados ao procedimento.

“É um procedimento complexo com efeitos colaterais significativos. Portanto, não é realmente uma opção adequada para a maioria das pessoas que vivem com HIV”, explicou.

 

 

reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *