Uma extensa programação para mulheres de diferentes idades vem sendo realizada em toda a cidade de São Gabriel do Oeste em alusão a campanha Outubro Rosa – uma iniciativa de conscientização e prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero.
O objetivo principal da ação é falar abertamente sobre o câncer para poder ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença.
Nesta semana, a comunidade são-gabrielense e servidoras de todos os setores da Administração Municipal participaram de uma palestra com a Coach Fernanda Nunes. Enfermeira de formação, Fernanda hoje dedica seu tempo a trabalhar como Coach e Palestrante mentoreando mulheres por meio do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal em suas vidas e carreiras.
Abordando a importância do cuidado com a saúde mental, hábitos saudáveis e o amor-próprio, a palestrante incentivou as mulheres a revisar hábitos e sentimentos a fim de promover uma mudança no seu modo de vida, buscando conscientizá-las sobre a importância de se cuidar.
Na oportunidade as participantes também receberam orientações de saúde e foram encorajadas a conhecer mais seu próprio corpo e realizar o autoexame. “Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início, mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico”, comentou a enfermeira.
Ela ainda reforçou sobre a importância de se debater sobre o tema. “É preciso levar informações e desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável”, finalizou.
A programação teve início no dia 19 de novembro e seguiu nesta quinta-feira com uma palestra no Assentamento Itaqui. Além de falar sobre a prevenção ao câncer, a ação no Itaqui contou com uma palestra com a temática sobre cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio feminino com a Psicóloga e Neuropsicóloga de Campo Grande, Suelen Sá.