A Prefeitura de São Gabriel do Oeste estará intensificando na próxima semana as estratégias de combate e enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação, que deverá acontecer a partir da próxima segunda-feira (21), será realizada pelas Secretarias de Saúde e Infraestrutura e Trânsito, tendo em vista a prevenção e eliminação de potenciais criadouros do mosquito.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Eris Barbosa, a pasta seguirá o cronograma de coleta de folhas e gramas para a ação de limpeza. Na segunda-feira, o bairro a ser atendido será o Centro da cidade; é solicitado para que a população desta região coloque neste dia, todos os materiais inservíveis que acumulam água, como latas, garrafas, baldes, copos, entre outros, para descarte em frente à residência. Durante o dia, o caminhão estará recolhendo os materiais que foram separados.
Seguindo ainda o calendário, na terça-feira, os bairros atendidos serão na região do Milani, Cohab IV e do São Bento (Cidade Jardim); na quarta-feira o recolhimento será realizado na região do bairro Primo Maffissoni, Jardim Primavera e Amábile Maffissoni e na sexta-feira, os bairros atendidos serão Jardim Gramado e Fênix.
Os agentes de Saúde também estarão nestas datas, realizando a orientação da população em suas visitas, para que o descarte de material inservível seja realizado de forma correta. “Essa força tarefa visa recolher apenas materiais pequenos que possam acumular água. A Secretaria reforça que não estará recolhendo entulhos, galhos pesados ou restos de material de construção; estaremos recolhendo apenas itens que possam ser carregados braçalmente pelos coletores”, informou Eris.
Segundo a secretária de Saúde, Francine Gnoatto Basso, essa é mais uma ação em conjunto que busca a prevenção e a redução do número de casos de dengue no município. “Estamos intensificando o trabalho de conscientização em toda nossa cidade; precisamos que a população que faça sua parte. O nosso maior colaborador no combate ao Aedes é o próprio cidadão, mantendo seu quintal limpo, sem materiais que possam servir para proliferação do mosquito”, disse Francine.
A campanha de recolhimento de materiais deve durar até o final de fevereiro. Em breve, mais ações voltadas a prevenção da dengue na cidade serão divulgadas.
pmsgo