Neste último sábado, dia 09, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Gabriel do Oeste instalou 150 contêineres no Bairro Milani para expandir a mecanização da coleta seletiva. Foram colocados 75 contêineres verdes para resíduos recicláveis e 75 marrons destinados a resíduos orgânicos e rejeitos.
Voluntários da Aurora Coop e servidores da autarquia visitaram as residências do Bairro Milani, que passará a ser atendido pelo novo sistema de coleta. Durante as visitas, os moradores receberam orientações sobre o funcionamento da coleta mecanizada, além de material informativo sobre a separação correta dos resíduos.
Segundo a presidente do SAAE, Rose Pires, a participação da população é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Para a coleta mecanizada funcionar corretamente, é importante que o morador deposite o lixo nas lixeiras correspondentes para que sejam coletadas pelo caminhão. Com a instalação dos contêineres, a coleta será realizada exclusivamente neles, não sendo mais feita nas lixeiras convencionais”, explicou.
O principal objetivo do projeto é tornar a coleta seletiva mais eficiente, engajando a comunidade em um processo mais sustentável e contribuindo para reduzir a quantidade de lixo nas ruas, além de melhorar a qualidade de vida local.
A presidente do SAAE acrescenta que, até dezembro, o restante da cidade deverá ser contemplado com a coleta mecanizada. No total, serão instalados mais de 2.500 contêineres para atender a região central e outros bairros ainda não incluídos no programa.
Além disso, a gestão municipal adquiriu um caminhão específico para a higienização dos contêineres, que será entregue nos próximos dias. Atualmente, esse trabalho é feito manualmente, com os contêineres sendo levados do ponto de coleta até o pátio de obras para limpeza e, em seguida, devolvidos aos seus respectivos locais.
saae