A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste retoma no mês de março a busca ativa por pacientes hipertensos e diabéticos que fazem uso de medicamentos do Sistema Único de Saúde e que são retirados na Farmácia Municipal. A ação, tem como objetivo dar apoio e atendimento aos moradores que fazem parte deste grupo, garantindo o acompanhamento e cuidados como a aferição dos sinais vitais, da glicemia e da hemoglobina.
A cada mês, os pacientes deverão comparecer a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para passar pela avaliação. De acordo com a coordenadora de imunização e da atenção básica do município, Thaís Marocco, os profissionais de saúde já realizavam essa triagem antes da pandemia e agora retornam com o processo para detectar aqueles que precisam de um acompanhamento especial.
“São duas doenças que acometem um percentual alto de pacientes na cidade. Precisamos estar em contato direto com esse grupo, checando alterações nos exames, na necessidade da mudança de medicação e realizando orientações sobre alimentação e o autocuidado para que eles conquistem bem-estar e mais qualidade de vida”, informou Thaís.
Thaís ainda alertou, “a hipertensão e a diabetes, quando não tratadas em tempo, podem causar diversas complicações de saúde como infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência renal entre outros. Não deixe de comparecer em seu posto, essa medida será fundamental para manutenção da sua saúde e garantirá a continuidade da disponibilização dos medicamentos fornecidos pela rede”.
As Unidades de Saúde estão em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 15h.