A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou, a empresa Bassar Pet Food para que ela apresente recall compulsório dos petiscos caninos Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care.
A empresa já havia solicitado, de maneira informal, que seus consumidores entregassem os petiscos no mesmo local onde foram adquiridos, no entanto, a Senacon classificou como ineficaz, já que não houve divulgação suficiente.
“A não formalização do chamamento pode acarretar processo administrativo e aplicação de sanção pela Senacon, pois, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, fornecedores que saibam dos riscos dos seus produtos e serviços após a introdução deles no mercado, devem comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores”, alertou a secretaria por meio de nota com a decisão.
Os petiscos já teriam resultado na morte de pelo menos 40 cachorros, e exames preliminares realizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mostraram que o propilenoglicol, ingrediente utilizado na fabricação dos petiscos, além de comidas para humanos.
Nesta segunda-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição, manipulação e uso de dois lotes do ingrediente após alerta do Mapa que existe a possibilidade do lote contaminado estar sendo distribuído para fábricas de comida humana.
anvisa