Nesta sexta-feira, dia 16, São Gabriel do Oeste inicia a Campanha de Vacinação contra a Dengue. Pais e responsáveis já podem se dirigir às Unidades de Saúde do município para imunizar crianças de 10 e 11 anos.
A primeira fase da campanha será direcionada exclusivamente a crianças nessa faixa etária, conforme orientação do Ministério da Saúde. O esquema de imunização consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. As crianças vacinadas nesta primeira semana devem retornar em maio. É importante destacar que, caso a criança tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar a imunização.
Ilaine Marocco, coordenadora de Vigilância em Saúde, ressalta a importância de outras ações complementares para evitar a reprodução e a disseminação do mosquito Aedes aegypti: “É fundamental destacar que a vacinação é apenas uma parte das medidas preventivas. O combate à dengue requer um esforço conjunto, envolvendo não apenas a imunização, mas também a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Cada morador deve fazer sua parte dentro de casa, removendo potenciais focos de proliferação.”
São Gabriel recebeu um quantitativo limitado de 834 doses de vacinas disponibilizadas pelo governo do estado de Mato Grosso do Sul, para esse primeiro grupo. As autoridades estão trabalhando para garantir, na sequência, a vacinação dos jovens de 10 a 14 anos.
A vacina Qdenga (TAK-003), foi desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e é distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina é exclusiva para a proteção contra a dengue.
Documentos necessários para a vacinação:
• Documentos pessoais da criança;
• Cartão de vacinação;
• Acompanhamento de um responsável maior de idade.
Vamos juntos combater a dengue e garantir a saúde de nossas crianças e comunidade!