Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13), pela Genial/Quaest, mostra a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como os mais citados para representar o grupo de Jair Bolsonaro (PL) nas próximas eleições presidenciais, caso o ex-presidente continue inelegível.
O instituto perguntou quem seria o melhor para enfrentar Lula, caso Bolsonaro não possa concorrer. Michele foi a mais citada, com 28%, seguida por Tarcísio, com 24%, Ratinho Junior (PSD), 10%; Romeu Zema (Novo), 7%; e Ronaldo Caiado (União), com 5%. Outros 26% não sabem ou não responderam.
Apesar de ser a preferida, Michele tem rejeição de 50% do eleitorado, contra 30% de Tarcísio.
A pesquisa também perguntou em quem o eleitor votaria, em um confronto entre Lula e Tarcísio. Lula apareceu com 46%, contra 40% de Tarcísio. Outros 14% disseram que votariam em branco ou nulo.
Tarcísio foi mais citado no Sul (46% a 41%); Sudeste (45% a 39%); Norte/Centro-Oeste (43% a 40%). No Nordeste, Lula ficou à frente por 66% a 25%.
O instituto ainda revelou que 47% dos eleitores poderiam votar para reeleger Lula, mas 49% rejeitam o presidente.
A pesquisa foi feita de 2 a 6 de maio por meio de 2.045 entrevistas presenciais. O nível de confiança é 95% e a margem de erro de 2,2%.