Em Mato Grosso do Sul, oito candidatos disputam ao Governo do Estado, nas eleições com primeiro turno em 2 de outubro. Os postulantes têm perfis variados, mas a maioria se configura como de centro e centro-direita. Mas, ainda assim, tem concorrente com lado mais conservador, que beira a extrema-direita, e dois postulantes de esquerda.
Com a finalização das convenções partidárias no dia 5 de agosto, os candidatos têm até hoje para registrar suas candidaturas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
PSDB
O PSDB emplaca o ex-secretário de Governo, Eduardo Riedel, com deputado estadual Barbosinha do PP (Progressistas) como vice. Na chapa, a ex-ministra Tereza Cristina (PP) disputa ao Senado. O partido está aliançado ao PP, PL, Republicanos, PSB e PDT e tem apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).
MDB
O médico e ex-governador André Puccinelli é candidato ao governo do partido junto à ex-secretária de Assistência Social, Tânia Garib, como vice. O partido não lança candidato ao Senado e fez alianças com o Solidariedade, PTB e com o DC.
A senadora Simone Tebet terá o palanque do partido, mas o diretório liberou os afiliados para escolher. No MDB existem grupos a favor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL).
PSD
O PSD concorre com o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, e com a médica Viviane Orro como candidata a vice-governadora. O juiz aposentado Odilon de Oliveira concorre ao Senado. O PSD tem apoio do Patriota.
União Brasil
A deputada Rose Modesto concorre a governadora junto ao produtor rural Alberto Schlatter, do Podemos, como candidato a vice-governador. O candidato ao Senado é o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. O partido se uniu ao Podemos. O palanque será da senadora Soraya Thronicke, que concorre ao cargo de presidente da República.
PRTB
O deputado estadual Capitão Contar será o candidato a governador, em chapa pura com Humberto Figueiró de vice. O partido não lança candidato ao Senado. A coligação com o Avante ganhou o nome de “Mudança de Verdade”. O grupo apoia a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
PT
O PT vai a disputa em chapa pura com a advogada Giselle Marques como candidata a governadora e o vereador de Coxim, Abílio Vanelli, vice-governador. O professor Tiago Botelho é o candidato ao Senado. O PT está federado com o PCdoB e o PV e não consolidou mais alianças em MS. O partido defende a eleição do ex-presidente Lula.
PSOL/Rede
Adonis Marcos de Souza está confirmado pela federação Rede Sustentabilidade e o PSOL para disputar o governo. O advogado Ilmo Candido de Oliveira é o vice. Anizio Leite Tocchio Júnior será o candidato ao Senado, e com Marcio Alves Benites como 1º suplente.
PCO
O PCO afirma que vai levar a candidatura do indígena Magno Souza até o fim da campanha. Ele concorre como candidato ao governo e a chapa apresentou como candidato a vice Carlos Martins.
gp4