Pesquisa aponta intenção de votos para as eleições de 2022 no MS

Pesquisa do Instituto Ranking, divulgada neste domingo (8), mostra como cenário da disputa eleitoral em 2022 começa a se desenhar em Mato Grosso do Sul. Os 4 nomes mais pontuados estão praticamente embolados. Na pesquisa espontânea, quando o eleitor é questionado sobre em que vai votar, mas não recebe a lista de opções, André Puccinelli (MDB) aparece com 16,6% das intenções de voto, Marquinhos Trad (PSD) tem 15,20%, Rose Modesto (União Brasil), com 12,30% e Eduardo Riedel (PSDB), 10%.

Rejeição 

André e Marquinhos também têm as maiores rejeições. Conforme a pesquisa, 22,50% dos entrevistados não votariam no ex-governador e 15% rejeitam o ex-prefeito da Capital. Neste quesito, Riedel é quem mais tem chance de conquistar o voto dos eleitores ainda indecisos, porque somente 3,20% negam a possibilidade de votar no candidato tucano. A rejeição dele é menor que do candidato do PRTB, Renan Contar (5,50%), da candidata pelo PT, Giselle Marques (5,20%) e que de Rose Modesto (3,50%).

Presidência da República

Segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL) receberia o maior percentual de votos em Mato Grosso do Sul, 32%. Já o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conquistaria 24,10% dos eleitores sul-mato-grossenses. O Ranking traz Simone Tebet (MDB-MS), estreante na disputa pelo Planalto, como nome mais forte que o do ex-presidenciável, Ciro Gomes (PDT) – ela com 2,80% das intenções de voto e ele com 1,80%.

Senado 

Ainda de acordo com o levantamento, a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), seria eleita senadora por Mato Grosso do Sul, com 15,60% das intenções de voto na pesquisa espontânea e 28,70% na estimulada (quando a lista de candidatos é apresentada aos entrevistados).

Câmara Federal

Para as oito vagas de deputado federal que Mato Grosso do Sul têm na Câmara, o Ranking mostra que Beto Pereira (PSDB) e Vander Loubet (PT) garantiriam a reeleição. Nos primeiros lugares, também aparecem nomes como o do ex-secretário de Saúde, Geraldo Resende (PSDB), do vereador da Capital Juari Lopes Pinto, o Professor Juari (PSDB) e do ex-deputado federal, Carlos Marun (MDB). Os percentuais de intenções de votos variam de 0,03% a 2%.

Assembleia Legislativa

Nas 10 primeiras posições da pesquisa de intenções de votos para a Assembleia Legislativa, estão:

Paulo Corrêa (PSDB), Marçal Filho (PP), Márcio Fernandes (MDB), Lucas de Lima (PDT), Neno Razuk (PL), João Henrique Catan (PL), José Carlos Barbosa (PP), Gerson Claro (PP), Paulo Duarte (PSB) e Lídio Lopes (Patriota). Ainda de acordo com o Ranking, o Legislativo estadual teria cinco estreantes se as eleições fossem hoje. São 24 vagas no total.

Aprovação de administração estadual e federal

A pesquisa também traz os índices de aprovação  do Presidente Jair Bolsonaro.

Para 35% dos eleitores sul-mato-grossense, o atual presidente faz uma administração “boa ou ótima” e 30% o considera “ruim” como gestor. Quando perguntados se aprovam ou não o governo Bolsonaro, 53% respondeu que “sim”.

Já a gestão Reinaldo Azambuja tem 43% de “bom e ótimo”, com aprovação que chega a 65,10%.

A pesquisa

Segundo o instituto, foram entrevistados 3 mil eleitores com mais de 15 anos em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, entre os dias 2 e 06 de maio de 2022. A margem de erro máxima estimada foi de 1.8 pontos percentuais, para mais ou para menos.

ir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *