Na tarde de quinta-feira (3) o vice-prefeito de São Gabriel do Oeste e candidato a vereador, Valdecir Malacarne (PP), formalizou uma denúncia na Justiça Eleitoral e registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para apurar a disseminação de Fake News. O caso envolve um vídeo com ataques à sua honra, que foi amplamente compartilhado em grupos de WhatsApp.
De acordo com Malacarne, as evidências de compartilhamento nos grupos, como prints de tela, foram anexadas aos processos entregues às autoridades competentes. Ele afirmou que medidas serão tomadas tanto na esfera criminal quanto cível, com pedidos de indenização por danos morais. “A internet não é uma terra sem lei. Todos os responsáveis por esses atos serão apresentados à comunidade e responderão por suas ações”, declarou o candidato, agradecendo as mensagens de apoio que recebeu.
Além do vídeo difamatório, Malacarne revelou que outros dois áudios, divulgados por um candidato adversário dias antes, também estão sob investigação. Esses áudios insinuavam a possível publicação do vídeo, levantando suspeitas de conluio entre os envolvidos.
scc