A Polícia Federal registrou a entrada de 868.587 turistas estrangeiros no Brasil em janeiro deste ano, número recorde na série histórica dos últimos quatro anos, chegando a superar em mais de 100 mil visitantes o ano que antecedeu a pandemia de Covid.
O presidente da A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, explica que o saldo do turismo no primeiro mês de 2023 é um ensaio positivo de alteração do cenário brasileiro.
“Os dados demonstram de forma muito enfática como a imagem do país no exterior influencia diretamente a decisão de visitar nosso país. O fato novo que nos fez sair de um dos piores desempenhos globais e recuperarmos o interesse do turista internacional foi a mudança de governo. O Brasil deixou de ser párea e voltou a ser visto como um país acolhedor, um povo aliado da humanidade, com compromisso com a sustentabilidade ambiental, com os direitos humanos e com a valorização de nossa diversidade”, afirmou.
Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), a retomada do turismo pós pandemia no Brasil se mostrou mais lenta que a média internacional em 2022, ficando atrás de países do continente africano e das Américas, um dos piores desempenhos globais.
“Nós retomamos o uso da Marca Brasil na promoção do nosso país para dar um recado: o Brasil da sustentabilidade, da diversidade e da democracia está de volta. Estamos vivendo um novo momento e o nosso país está braços abertos para o mundo”, ressaltou Freixo.
embratur