A queda de parte de uma grande rocha em um dos cânions do Lago de Furnas, em Capitólio (MG), atingiu turistas que estavam em embarcações neste sábado, 8. A região é muito conhecida pelo turismo.
Em coletiva, o Corpo de Bombeiros informou que 5 pessoas morreram com o desabamento e outras 20 estão desaparecidas. Ainda segundo as informações divulgadas, 9 pessoas seguem internadas, em hospitais de cidades próximas a Capitólio, e 23 foram atendidas e liberadas.
Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal de Passos (MG) onde serão identificados. A perícia também investigará as causas do óbito.
Cerca de 40 bombeiros, incluindo mergulhadores especializados, participam das buscas que abrangem tanto as águas como uma investigação a partir do relato de testemunhas e das empresas de embarcações.
Segundo nota do Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) deslocou equipes de busca e salvamento para o local para prestar apoio às embarcações atingidas, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio e aos outros órgãos que estão atuando na região.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente teria relação com uma tromba d’água. Desde ontem havia ocorrência de episódios de tromba d’água nas cachoeiras que desaguam no Lago de Furnas. A região é chamada pelos operadores náuticos de “Mar de Minas” e, no local onde as lanchas atracam, os turistas podem tomar banho e se aproximar das cachoeiras no cânion.
Os cânions do Lago de Furnas, localizados na cidade de Capitólio, são formados por paredões com mais de 20 metros de altura. O local atrai muitos turistas que buscam passeios de lanchas e mergulho nas águas da região. Muitos visitantes também procuram o Mirante dos Cânions, onde é possível ver toda a paisagem.
Para o reforço do resgate na região, as equipes das cidades de Passos e Piumhi, além de um helicóptero de Varginha estão trabalhando na região.