Na próxima terça-feira (18), a Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste votará o Projeto de Lei Nº 6/2025, que propõe a inclusão da Caminhada de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Calendário Oficial de Eventos do município. O projeto visa garantir maior visibilidade à causa autista e proporcionar mais segurança e autonomia à organização do evento. A Caminhada de Conscientização sobre o TEA já ocorre anualmente em abril, durante o “Abril Azul”, período dedicado à conscientização sobre o autismo.
O presidente da Câmara, vereador Valdecir Malacarne, ressaltou a importância de valorizar iniciativas voltadas à inclusão e reforçou o compromisso do Legislativo com as demandas da comunidade. “A Câmara está de portas abertas para acolher projetos que promovam a inclusão. A oficialização da caminhada trará mais respaldo às famílias e segurança para quem participa”, afirmou.
A ativista e mãe Shayana Balzan, coordenadora municipal da Associação de Pais Responsáveis Organizados pelas Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista (Prodtea), destacou a relevância da aprovação do projeto para a inclusão social no município. “Convidamos todas as famílias para acompanhar a votação de mais essa conquista. Estamos avançando aos poucos, mas sempre em frente. Precisamos fortalecer cada vez mais a inclusão do TEA em São Gabriel do Oeste”, declarou.
Caminhada realizada em 2024. Foto: Divulgação Assessoria Prefeitura – arquivo
Shayana também ressaltou a necessidade de conscientização contínua sobre o tema e a importância de enxergar crianças e jovens com TEA e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como parte ativa da sociedade. “Precisamos parar de achar que eles são um problema. Eles podem ser médicos, advogados, seguir qualquer carreira. São o futuro, e temos que garantir oportunidades para que se tornem cidadãos produtivos e valorizados”, reforçou.
A Caminhada de Conscientização sobre o TEA, que ocorre anualmente em abril, durante o “Abril Azul”, período dedicado à conscientização sobre o autismo, busca promover inclusão, combater o preconceito e disseminar informações sobre os transtornos do neurodesenvolvimento. Com a oficialização no calendário municipal, a iniciativa poderá contar com maior apoio institucional e parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
A votação será realizada na sessão ordinária da Câmara Municipal na terça-feira (18), a partir das 09 horas, e a participação da comunidade é essencial para fortalecer a causa.