Estudo da Embrapa aponta que monitoramento eficaz de pragas reduz aplicações de defensivos

Um monitoramento eficaz de pragas reduz aplicações de defensivos e custos pela metade na cultura da soja, de acordo com o que informou a Farmbox. Os custos de produção com a aplicação de defensivos correspondem a cerca de 30% dos desembolsos totais dos sojicultores brasileiros.

 

No entanto, para o sucesso do MIP é necessário implementar ferramentas de monitoramento precisas e eficientes, como as disponibilizadas no Farmbox, software de gestão de fazendas que permite um acompanhamento detalhado de cada talhão e o planejamento e controle das aplicações. “Com o Farmbox, o produtor consegue implantar o MIP e ter facilmente um controle de todas as atividades de manejo de pragas e doenças”, explica o CEO da Farmbox, André Guerreiro Cantarelli.

 

O Farmbox compila dados e informações de campo e estoques como: mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; agenda de aplicações; estoque de insumos; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra. “Com esse monitoramento é possível otimizar os custos e aplicações, se considerarmos que muitas dessas aplicações de inseticidas no sistema tradicional são realizadas de carona, aproveitando o calendário de fungicidas e herbicidas para soja, ao invés de serem baseadas nos resultados do monitoramento de pragas”, orienta a gerente de marketing da Farmbox, Ivana Manke.

embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *