O México abriu mercado para a carne suína brasileira, segundo o comunicado da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SCRI-Mapa).
A conquista permitirá intensificar o comércio bilateral entre os dois países. Com a abertura do mercado mexicano para a carne suína brasileira, afirma o Mapa, o Brasil chegou a 48 novos mercados abertos para os produtos agropecuários em 2022. Desde 2019, o número de mercados abertos chegou a 234.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que as habilitações referem-se a plantas frigoríficas de Santa Catarina que, à época da solicitação de acesso às autoridades mexicanas, era a única região brasileira reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livre de aftosa sem vacinação.
“O México é, historicamente, um dos três principais destinos das exportações globais de carne suína, com volumes próximos a 1 milhão de toneladas. Falamos de aproximadamente 10% do trade global”, diz o presidente da ABPA Ricardo Santin.
mapa