O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta terça-feira (17), em seu perfil oficial no Twitter, a criação, no âmbito do ministério, do Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas.
“Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e segurança pública”, disse o ministro na publicação.
A criação desse órgão surge após reunião do ministro com a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, e representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
“O objetivo do observatório é monitorar os casos de ataques à categoria, mobilizando os órgãos competentes para coibir as agressões e responsabilizar os agressores, além de acompanhar as investigações dos crimes cometidos para identificação e responsabilização dos autores”, explica Samira.
A Fenaj sugeriu que o órgão seja composto por representantes dos ministérios da Justiça, dos Direitos Humanos e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além de representantes da própria federação, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Abraji, da entidade representante de professores e pesquisadores de jornalismo, além de representações patronais, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
ag.brasil