Espécies como ipês, árvore-samambaias, saboneteiras, jacarandás, brincos de índio, resedás e murtas foram escolhidas para o embelezamento do local. As mudas, nativas da região e que foram cultivadas no viveiro da cidade, são de crescimento moderado a rápido e devem formar um lindo espaço com sombra em breve. De acordo com o engenheiro agrônomo Sandro Duarte, um dos responsáveis pelo projeto, além de proporcionar sombra, o pequeno arvoredo deve valorizar a praça, proporcionando um ambiente acolhedor e de preservação ambiental.
‘É de extrema importância que tenhamos mais espaços verdes na cidade”, comentou o secretário de Desenvolvimento, Roberto Emiliani. O secretário apontou que o projeto busca ampliar a arborização da cidade, trazendo para o município mais qualidade de vida, reduzindo a poluição sonora e visual, além de colaborar para um ambiente ecologicamente mais equilibrado. “Estamos transformando nossas praças em ambientes mais coloridos, com mais espaços adequados para que a população possa realizar atividades físicas, passear com as crianças e ter esse contato com a natureza, que nos traz diversos benefícios”, enfatizou.
Roberto reforçou que o plantio de espécies arbóreas continua, não apenas nas praças, mas também em diversos canteiros nas principais avenidas da cidade. “Esperemos que em breve, estas árvores que possuem maior adaptabilidade às condições do ambiente urbano e que são atrativas para os pássaros estejam formadas, contribuindo positivamente não apenas para o embelezamento de São Gabriel do Oeste, mas também para a melhoria da qualidade ambiental como um todo”, finalizou.
pmsgo