São Gabriel do Oeste passa a contar a partir desta semana com mais uma novidade: a implantação de um ponto de logística reversa de lâmpadas. O ponto faz parte do programa Reciclus, responsável por financiar o processo de logística reversa e coletar e descontaminar resíduos em todo o Brasil.
A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos, é a responsável pela gestão do programa que já deu a destinação correta a mais de 21 milhões de lâmpadas desde 2017, disponibilizando gratuitamente coletores a diversos estabelecimentos. No município, o coletor foi viabilizado por meio de parceria com a Solurb através de sua educadora ambiental Mara Calvis.
Segundo a “Reciclus”, participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Roberto Emiliani Júnior, os consumidores interessados em descartar de forma correta as lâmpadas fluorescentes inutilizadas podem descartá-las na unidade de coleta que ficará instalada na Casa do Empreendedor, na Prefeitura Municipal, rua Martimiano Alves Dias, 1211.
“Ao descartar as lâmpadas usadas nesse coletor, ao invés de jogar no lixo comum, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta destes materiais”, informou o secretário. Roberto agradeceu ainda o apoio da educadora Mara em mais este projeto e seu compromisso com a consciência ambiental e a reciclagem.