Se a torcida italiana estava preparada para fazer festa com a Ferrari no Grande Prêmio da Emilia-Romagna, realizado neste domingo (24), em Imola, teve que se contentar com um fim de semana perfeito de Max Verstappen, principal rival de Charles Leclerc na disputa do título da temporada. O holandês da Red Bull Racing teve o que se pode chamar de “fim de semana perfeito”, conquistando todos os 34 pontos disponíveis, já que foi pole, venceu a sprint, venceu a corrida de ponta a ponta e, de quebra, anotou a volta mais rápida da prova.
Para completar a festa da RBR, Sergio Pérez terminou em segundo, fazendo a dobradinha da equipe. Lando Norris, da McLaren, terminou em terceiro, completando o pódio (veja classificação final da prova abaixo).
Por outro lado, o dia da Ferrari foi para ser esquecido. Carlos Sainz abandonou a prova logo após um acidente na largada. Já Leclerc cometeu um erro quando estava em terceiro e tentava alcançar, pelo menos a segunda posição. O monegasco errou em uma curva, tocou a zebra e perdeu o controle do carro. Voltou à pista, precisou fazer uma parada extra nos boxes e ainda conseguiu terminar em sexto.
O resultado da corrida, porém, além não ameaça a liderança de Leclerc, que soma agora 86 pontos nas quatro provas disputadas na temporada. Verstappen agora é segundo com 59, seguido pelo companheiro de equipe, Sergio Pérez, com 54, e George Russell, da Mercedes, com 49.
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no dia 8 de maio, nos Estados Unidos, com a estreia do GP de Miami.