Nesta semana o governador Eduardo Riedel teve agendas importantes, entre elas a viagem a Brasília onde se reuniu com os governadores e o presidente Luís Inácio Lula da Silva, para discutir grandes projetos que vão levar desenvolvimento a Mato Grosso do Sul. Ainda participou da troca de comando nas forças de segurança e anunciou a nova secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
A agenda em Brasília começou na quinta-feira (26) onde participou de reunião com o Fórum dos Governadores. Já na sexta-feira (27) esteve com o presidente da República e os demais chefes das 27 federações para discutir pautas importantes, que tem relação direta com a economia dos estados.
Riedel ressaltou que as prioridades imediatas para Mato Grosso do Sul como os investimentos da rota bioceânica, relicitação da ferrovia Malha Oeste e concessão de rodovias foram bem recebidas pelo Governo Federal, que inclusive abriu uma linha direta para tratar destes assuntos por meio da Casa Civil.
“A gente percebe no Governo Federal uma retomada de diálogo. Isso é muito importante. Já se formou uma linha direta com a Casa Civil para que a gente possa avançar em grandes projetos como a concessão de rodovias federais, o acesso à ponte de Porto Murtinho com a Rota Bioceânica, que está sendo conclusa, assim como toda a relicitação da Malha Oeste e a retomada da UFN-III”, descreveu.
Outro assunto em pauta foram as perdas dos estados com a redução das alíquotas de ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e serviços) em diversos setores. “É importante que o Governo Federal se envolva nessa discussão porque ela afeta diretamente o pacto federativo”, completou.
Trocas de comando
O governador participou nesta semana da troca de comando da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As duas cerimônias foram marcadas por emoção e o compromisso que os investimentos nas duas instituições vão continuar de forma efetiva nos próximos quatro anos.
Para Polícia Militar o coronel Renato dos Anjos Garnes assumiu o comando, com o desafio de melhorar os índices de segurança e combate à criminalidade. Como subcomandante-geral entrou a coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, que foi a primeira mulher a assumir esta função dentro da corporação.
No Corpo de Bombeiros Militar quem assumiu o comando-geral foi o coronel Frederico Reis Pouso Sales. Já o coronel Adriano Noleto Rampazo fica na função de subcomandante-geral da instituição. O desafio é ampliar o atendimento nos municípios do Estado.
“Da nossa obrigação vamos fazer acontecer, com muita dedicação, comprometimento e respeito às instituições. O Corpo de Bombeiros está presente em 31 municípios e nos próximos anos estaremos em mais algumas dezenas de cidades. Tropa capacitada e motivada”, disse o governador.
Nova secretária
O governador Eduardo Riedel anunciou o nome de Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos. Ela estava no cargo de defensora pública-geral. Sua nova missão será conduzir programas sociais importantes como o “Mais Social” e “Energia Social: Conta de Luz Zero” e outras ações dentro da pasta.
“Ela assume um cargo estratégico no Estado para defender as pessoas mais vulneráveis. Escolhemos a Patrícia por ter total competência e capacidade para conduzir a pasta, que tem programas essenciais de transferência de renda, mas que queremos ir além, ousar muito mais. Somos o Estado que mais cresce no Brasil, e nosso compromisso é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás”, afirmou o governador.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto Capa: Eduardo Teles