A empresa Suzano, especializada na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comunicou nesta semana a construção de uma nova fábrica em Ribas do Rio Pardo, interior de Mato Grosso do Sul, com capacidade para produzir 2,3 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano e proporcionar 10 mil novos empregos.
De acordo com a empresa, o empreendimento que soma R$ 14,7 bilhões em investimentos é um dos maiores projetos privados em curso no Brasil e, quando finalizado, será a maior linha de produção de celulose do mundo. A expectativa é que a Unidade, batizada de “Projeto Cerrado”, se torne referência devido a sua localização geográfica em Mato Grosso do Sul, e a capacidade de ampliar em aproximadamente 20% a produção de celulose da Suzano.
O empreendimento prevê a geração de cerca de 10 mil empregos diretos durante a construção da fábrica, e outros 3 mil finalização das obras, serão contratados colaboradores próprios e servidores terceirizados com intuito de movimentar a cadeia econômica regional.
Presidente da Suzano, Walter Schalka destaca que a unidade de Ribas do Rio Pardo será a filial mais competitiva da empresa. “A nova fábrica representa um importante avanço em nossa estratégia de longo prazo. A Suzano já está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas a partir de seus produtos e, como líder global, está comprometida em atender à crescente demanda global por produtos de origem renovável. Este projeto também trará uma relevante contribuição na geração de renda e emprego, bem como na capacidade de captura de carbono advinda da expansão da base florestal”, ressaltou via assessoria.
A nova unidade da Suzano irá contribuir para o aumento da oferta de geração de energia renovável no Brasil. Conforme a assessoria, será a primeira fábrica do setor de papel e celulose no Brasil considerada livre de combustível fóssil, efetivando assim o compromisso de promover a sustentabilidade.
Governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), ressalta que a nova unidade da empresa irá fomentar o desenvolvimento econômico no estado. “Nosso governo preparou Mato Grosso do Sul para diversificar sua economia e se transformar em um novo celeiro de oportunidades de negócios. Temos investido em infraestrutura e, com isso, garantido competitividade às nossas commodities. Nosso programa de incentivos fiscais tem gerado milhares de empregos e atraído mais indústrias, mantendo o ritmo do crescimento econômico uniforme em todo o Estado. O anúncio da Suzano de construção da fábrica em Ribas do Rio Pardo demonstra que estamos no caminho certo, transformando Mato Grosso do Sul em um Estado de oportunidades para todos, com sustentabilidade e qualidade de vida para nossa população”, afirmou via assessoria.
suzano