Com cinco municípios de Mato Grosso do Sul – Selvíria, Brasilândia, Três Lagoas, Anaurilândia e Santa Rita do Pardo – incluídos na área de concessão da Neoenergia Elektro, a Agência Estadual de Regulação (Agems) estabelece um novo modelo de relacionamento com a distribuidora. Direção, ouvidoria e área técnica da Agência terão maior troca de informações e agilidade no pedido e resposta às demandas.
Também é prevista a integração em ações sociais, como o projeto “Agems Perto de Você” e o programa social que a empresa de energia realiza junto à comunidade.
O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, recebeu os superintendentes William Mantovani (operações) e Eduardo Baroni Junior (regulação técnica) e gerentes das áreas, para saber sobre investimentos, operações e atendimento ao consumidor na região atendida pela empresa.
“Nós vamos mudar e melhorar o sistema de acompanhamento do dia a dia do que acontece no fornecimento de energia nos municípios do leste do Estado, que tem recebido e ainda vão receber investimentos gigantescos”, afirmou Carlos Alberto de Assis. “A Agems tem responsabilidade com a população, com as prefeituras, com a qualidade da energia distribuída. Por isso estamos cobrando informações e vamos acompanhar muito de perto tudo o que for feito”.
Projetos e investimentos
Selvíria, Brasilândia, Três Lagoas, Anaurilândia e Santa Rita do Pardo fazem parte da área de concessão da Noenergia Ekektro. A Agems pretende que a identificação de problemas, encaminhamento e solução de demandas, além do atendimento ao consumidor nas cinco cidades, se torne mais compatível com a realidade local.
A Agência também atua para garantir que o planejamento energético esteja alinhado com as necessidades atuais e futuras, já que as cidades estão crescendo e atraindo investimentos.
A iniciativa da Agems teve o apoio dos superintendentes e gerentes da Neoenergia Elektro, que apresentaram projetos mostrando os avanços de investimentos em andamento e previstos. Somente em 2023, o montante aplicado em expansão é de aproximadamente R$ 11 milhões.
Entre os investimentos de grande porte programados estão a construção da subestação Brasilândia II, que vai demandar a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de linhas de transmissão com recursos de R$ 100 milhões na região, e vai garantir sistema distribuidor mais robusto.
Social
A partir da discussão foi definida também a criação de canal direto entre as ouvidorias da Agência e da concessionária, o que vai resultar em ações concretas como a de realizar conjuntamente o projeto Agems Perto de Você e o Energia com Cidadania.
Outra parceria deverá acontecer com a apoio da Agems para trazer para MS a “Escola de Eletricistas”, que a distribuidora já implantou em outros estados.
A reunião também contou com a participação do diretor de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos, Matias Gonsales, da ouvidora Cristiane Leite e do diretor de Gás e Energia, Valter Almeida da Silva.
Gizele Oliveira
Fotos: Cleidiomar Barbosa