Maioria das indústrias de MS apresenta crescimento ou estabilidade em julho

Novo levantamento divulgado hoje (16) pela Sondagem Industrial do Radar Fiems, aponta que 83% das empresas industriais de Mato Grosso do Sul apresentaram crescimento ou estabilidade da produção. Comparando com o mês anterior, esse resultado foi superior em 6 pontos percentuais.

Quanto à utilização da capacidade instalada, 77% dos empresários industriais disseram que ela esteve igual ou acima do usual para o mês. Já a utilização média da capacidade total de produção encerrou o mês em 73%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 9 de agosto e ouviu 81 empresas, ou 4,4% da amostra nacional, sendo 33 pequenas, 38 médias e 10 grandes dos seguintes segmentos: produtos alimentícios, produtos de metal, confecção de artigos do vestuário e acessórios, produtos têxteis, produtos de material plástico, produtos de minerais não metálicos, máquinas e equipamentos, químicos, produtos de borracha, metalurgia, extração de minerais não metálicos, couros e artefatos de couro, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, atividades de apoio à extração de minerais, bebidas, calçados, produtos de madeira, biocombustíveis, produtos de limpeza, produtos farmoquímicos e farmacêuticos, veículos automotores, reboques e carrocerias e móveis.

Para os próximos seis meses a partir de agosto, 58,1% das empresas responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos. Por outro lado, para o mesmo período, 6,2% preveem queda. Já as empresas que acreditam que o nível de demanda se manterá estável responderam por 35,8% do total.

Quanto ao número de trabalhadores, 39,5% das empresas disseram que o número de empregados deve aumentar nos próximos seis meses. Por outro lado, 2,5% acreditam que esse número deve cair, enquanto 58,0% das empresas esperam manter o número de funcionários estável.

Além disso, em agosto, o índice de intenção de investimento do empresário industrial ficou em 58,2 pontos, indicando aumento de 6,0 pontos em relação à média histórica obtida para o mês. No atual levantamento 65,5% das empresas industriais disseram que pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses. Os resultados variam de 0 a 100 pontos, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir.

 

 

fiems

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *