A Uber anunciou o início de um piloto de funcionalidade nesta terça-feira (28). A proposta permite que usuárias brasileiras solicitem viagens com motoristas mulheres.
O lançamento faz parte de um compromisso de longo prazo da empresa, que visa oferecer mais conforto e segurança para passageiras mulheres e pessoas não binárias. Além disso, a novidade começa a ser testada nesta quarta-feira, gradativamente, nas cidades de Campo Grande, Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, São José dos Campos e Ribeirão Preto.

Segundo a Uber, o piloto será lançado em três formatos distintos, para atender às diferentes necessidades da pessoa usuária:
- Reserve Mulheres Motoristas: passageiras poderão selecionar a opção ao agendarem viagens pelo Uber Reserve.
Tal modalidade estará disponível em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande. - Preferência das Mulheres: usuárias poderão ativar a preferência nas configurações de perfil/preferências de viagem. Com a opção ativa, o aplicativo prioriza, mas não garante que a viagem ocorra necessariamente com uma motorista mulher.
A escolha depende da quantidade de motoristas parceiras na região. Se o tempo de espera for muito longo, o aplicativo redirecionará o pedido para o motorista mais próximo automaticamente.
A modalidade estará disponível em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande. - Mulheres Motoristas: a opção aparecerá entre os produtos disponíveis para solicitar uma viagem imediata na tela inicial. Ao selecioná-la, o aplicativo tentará parear a viagem com uma motorista mulher. Caso o tempo de espera seja muito longo, o app perguntará se a usuária deseja continuar aguardando ou prefere redirecionar a viagem para o motorista mais próximo.
Esta modalidade estará disponível apenas em Piracicaba.
U-Elas e compromisso da Uber
Desde 2019, o lançamento da modalidade U-Elas permite que motoristas mulheres recebam pedidos de viagens somente de usuárias mulheres. A Uber segue investindo em aumentar sua base de motoristas parceiras e, agora, o objetivo é acompanhar o uso dos diferentes formatos e os feedbacks de mulheres associadas — tanto condutoras quanto passageiras — para avaliar próximos passos para expandir a ferramenta.
O combate à violência contra mulheres é compromisso da Uber, que, desde 2018, vem investindo em parcerias com organizações especializadas no tema para desenvolver projetos voltados para o aplicativo. Segundo a Uber, além de conteúdos educativos e suporte psicológico, existem também iniciativas voltadas às mulheres em geral, como pesquisas, doações de viagens, campanhas de sensibilização e divulgação de informações.
uber
