Austrália vê produção de trigo e cevada caindo em um terço em 2024

A produção de safras de inverno da Austrália deve ter quedas recordes, com a produção de trigo caindo mais de 30%, disse o departamento agrícola do país, já que os meteorologistas preveem seca devido ao padrão climático El Nino. A Austrália é o segundo maior exportador de trigo do mundo, fornecendo principalmente para compradores da Ásia, incluindo China, Indonésia e Japão.

Prevê-se que a produção total da safra de inverno australiana caia 34%, para 44,9 milhões de toneladas em 2023–24, cerca de 3% abaixo da média de 10 anos para 2022–23 de 46,4 milhões de toneladas, de acordo com o relatório da safra de junho do Departamento de Agricultura , Pesca e Silvicultura.

A produção de trigo e cevada cairá 34% e 30%, para 26,2 milhões de toneladas e 9,9 milhões de toneladas, respectivamente. Ambos os números estão abaixo da média de 10 anos. Prevê-se que a canola caia 41%, para 4,9 milhões de toneladas, mas permaneça 15% acima da média da década. “Nos últimos três anos, as usinas da Ásia tiveram ampla oferta da Austrália, mas para o ano que vem terão que buscar alternativas”, disse um trader de uma empresa internacional de comércio internacional que vende trigo australiano para usinas na Indonésia. “É um pouco cedo, mas os suprimentos da Europa, da região do Mar Negro e, até certo ponto, até dos Estados Unidos podem substituir o trigo australiano.”

EL NINO ATINGIU O RENDIMENTO

A agência meteorológica da Austrália disse na terça-feira que há 70% de chance neste ano de um padrão climático El Nino se desenvolver, normalmente associado a um clima mais quente e seco.

O padrão climático El Niño e o clima seco que ele causa estão ameaçando os produtores de alimentos em toda a Ásia, com a produção australiana de trigo e óleo de palma e arroz no sudeste da Ásia em risco particular.

A área plantada com lavouras de inverno cairá, mas permanecerá historicamente alta em 23,3 milhões de hectares, com os plantios de trigo e canola caindo 2% e 11%, respectivamente. As plantações de cevada devem aumentar 4%, para 4,3 milhões de hectares, porque ela pode lidar melhor com condições mais secas.

Rendimentos mais baixos pressionarão o valor total da produção agrícola, que deve cair 14%, para A$ 79 bilhões (US$ 52 bilhões) em 2023-24, ainda o terceiro maior já registrado, de acordo com o relatório de commodities agrícolas de junho divulgado pelo mesmo departamento.

 

As exportações agrícolas também devem cair de níveis recordes, caindo 17% para A$ 65 bilhões em 2023-24 devido à menor produção e à redução dos preços globais de grãos e oleaginosas. Estima-se que a produção da safra de verão, que inclui sorgo e algodão, caia 8% para 5,1 milhões de toneladas no mesmo período, mas permanece bem acima da média da década.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *