MS intensifica atividades leiteiras em 3 pólos de produção

Em Mato Grosso do Sul a atividade leiteira está presente em três polos de produção que abrigam cerca de 60 laticínios e 20 mil produtores de leite que se destacam pelo volume de leite produzido, pela presença de indústrias lácteas, pelo comércio de insumos e pela assistência técnica. São eles: Leste, Centro e Sul, totalizando 31 municípios, responsáveis por mais de 70% da produção estadual.

Segundo o coordenador da Câmara setorial do leite, Orlando Camy Filho, a atividade leiteira no Mato Grosso do Sul segue as mesmas características do restante do país, com produção em todos os municípios, a maioria dos produtores são de pequenas áreas( de até um módulo fiscal), predominantemente de assentamentos rurais, com produção abaixo de 100 litros/dia. Para tentar reverter  queda na produção, o Governo desenvolve programas como o PROLEITE.

A meta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) é aumentar a produção, a produtividade e melhorar a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais do estado, especialmente dos produtores da agricultura familiar.

A pecuária de leite é a única atividade presente em 99% dos municípios brasileiros. Do ponto de vista social, é uma das principais praticadas por pequenos e médios produtores. Mais da metade do leite produzido no Brasil é oriundo de propriedades que se enquadram na Lei 11.326 de 2006 (Agricultura Familiar).

 

 

proleite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *