Os efeitos do La Niña na pecuária Argentina

A indústria de gado de corte da Argentina está enfrentando desafios significativos devido ao padrão climático La Niña, que causou seca na maior parte do país. De acordo com relatório do USDA divulgado no último dia 14, cerca de metade da área de pastagem da Argentina está em más condições, levando a uma degradação severa nas condições de pastagem e problemas de produção.

O relatório destaca as principais áreas de produção de bezerros que sofrem com condições de pastagem precárias, levando a uma projeção de safra de bezerros significativamente menor para 2023. Apesar de ter um rebanho de vacas “mais jovem”, a maioria dos analistas prevê taxas de prenhez mais baixas. Nos últimos anos, os pecuaristas têm enviado um grande número de vacas de descarte para o mercado, aproveitando os altos preços pagos pelos exportadores de carne bovina que atendem o mercado chinês.

Embora os bezerros que serão desmamados no outono de 2023 sejam em grande número, eles provavelmente serão mais magros do que o normal. Muitas operações de bezerros usam o desmame precoce para ajudar as vacas a recuperar sua condição corporal para a próxima temporada de serviço. Os bons retornos dos últimos anos estimularam os produtores a investir e incorporar mais tecnologia e melhores práticas de manejo.

Apesar da seca severa, não há perdas significativas de gado relatadas até agora. No entanto, estima-se que as perdas sejam um pouco maiores do que o normal, em 1,25 milhão de cabeças em 2023. A situação destaca a necessidade de melhores práticas de manejo e investimento em tecnologia para mitigar o impacto da seca no setor no futuro.

No entanto, a indústria está enfrentando desafios significativos devido à seca em curso, que também afetou a produção agrícola. A produção de trigo e cevada em MY 2022-2023 caiu de 30% a 40%, enquanto as safras de milho e soja também devem sofrer perdas significativas.

Apesar da produção reduzida, deve haver milho disponível suficiente para atender a demanda da pecuária local, embora os confinamentos tenham uma alta ocupação devido às más condições das pastagens que obrigam muitos produtores a enviar seu gado para os currais.

O negócio de confinamento continua tendo retornos baixos ou negativos, principalmente devido aos altos preços do gado de engorda e do milho, apesar de um aumento nos preços do gado de engorda nas primeiras semanas de 2023.

 

 

usda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *