Pecuaristas de Mato Grosso do Sul propõem ‘Vale Carne’ de R$ 35 para estimular consumo e mercado

 Reprodução

Após seis meses de espera, pecuaristas do estado de Mato Grosso do Sul estão pressionando por respostas sobre uma proposta enviada ao governo federal para a criação de um programa denominado “vale carne”. Em setembro do ano anterior, eles entregaram ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a proposta do “Programa Carne no Prato”.A iniciativa, até então mantida em sigilo, surge como uma resposta à queda no consumo e nos preços da arroba do boi. Os pecuaristas propõem um subsídio para até um quilo e meio de carne por mês às famílias, com um valor estimado em R$ 35. Inicialmente, o programa seria direcionado aos inscritos no CadÚnico e no Bolsa Família, permitindo que o beneficiário utilize o cartão em açougues ou supermercados conveniados.

Em comunicado, a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) destaca que as vendas de carne bovina atingiram o menor nível em 20 anos em 2023, com o Brasil registrando 24,2 quilogramas por habitante, o menor desde 2004. A entidade argumenta que o apoio do governo federal poderia beneficiar toda a cadeia produtiva, gerando empregos na indústria e aumentando a arrecadação do estado.

Segundo a Acrissul, o programa geraria uma demanda por 2.350 milhões de cabeças de gado por ano, representando 8% dos animais atualmente abatidos no Brasil. Isso resultaria em uma demanda adicional de 475 mil toneladas de carne bovina por ano, o que corresponde a duas vezes e meia a quantidade exportada por Mato Grosso do Sul em um ano.

Essa quantidade de carne seria suficiente para fornecer vouchers a 19,5 milhões de pessoas. Atualmente, conforme informado pelo ministro Paulo Teixeira, o projeto está em análise pela Casa Civil e Ministério do Desenvolvimento Social, aguardando uma decisão sobre sua implementação.

A proposta do “vale carne” não apenas busca impulsionar o consumo de carne bovina, mas também visa a fortalecer o mercado pecuário e contribuir para a recuperação do setor diante dos desafios enfrentados nos últimos anos.

 

fonte: Acrissul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *