Assistência Social: Rede Socioassistencial atendeu mais de 10 mil pessoas em 2022

Nesta última semana a rede socioassistencial de São Gabriel do Oeste apresentou um balanço de seus atendimentos no ano de 2022. Ao todo, mais de 10 mil pessoas foram atendidas pelos inúmeros programas e ações coordenadas pela pasta, que busca garantir a proteção social às famílias da cidade.

A Secretaria de Assistência Social é responsável pela formulação de políticas públicas que visam a melhoria da vida da população são-gabrielense. Seus trabalhos estão divididos entre proteção básica, média e de alta complexidade, com programas diversos que são destaques dentro do estado de Mato Grosso do Sul, como o Criança Feliz e o Família Acolhedora.

Mais de 6 mil atendimentos foram realizados apenas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) através de programas e benefícios eventuais como Auxílio Natalidade, Auxílio Funeral, Auxílio Gás, Auxílio Água e Energia, Auxílio Moradia, Auxílio Locomoção (passagens), documentação civil, fotografia, pequenos reparos de moradia; além dos serviços de Carteira do Idoso (intermunicipal e interestadual), requerimento para Benefício de Prestação Continuada, visitas domiciliares para concessão de benefícios eventuais e solicitação de 2ª via de certidão de nascimento/casamento.

Já o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) contabilizou mais de 5 mil atendimentos com acompanhamento especializado de famílias e indivíduos cujos direitos foram violados ou ameaçados, tais como: abandono; adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; Situação de Rua; discriminação, entre outros.

Citado anteriormente, o Programa Criança Feliz atendeu cerca de 150 crianças de 0 a 6 anos e gestantes através da parceria com a Associação Restaurar; já as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos tiveram o atendimento garantido através da parceria com a Associação Construtores de Um Mundo Melhor e Comunidade Kolping São Francisco de Assis, que também realiza o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes de 15 a 17 anos.

Outro destaque da pasta é a parceria com a AUFI (Associação Unidos da Feliz Idade), com atendimento de mais de 300 pessoas idosas, levando bem-estar e qualidade de vida para a melhor idade. Ainda citamos o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias executado em parceria com a APAE e o Projeto de Atendimento de Famílias dos Dependentes Químicos em processo de reabilitação executado ainda em parceria com a Associação Restaurar.

Fechando o balanço, está o Serviço de Acolhimento Institucional de Família Acolhedora, um acolhimento dirigido a crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por medida de proteção e acolhidos em famílias acolhedoras (atualmente com 09 crianças e adolescentes acolhidos) e Serviço de Acolhimento Institucional pela Casa de Passagem em parceria com a Associação dos Leigos Acolhedores de Cristo (ALAC) e a futura instalação da Casa Lar do Idoso.

Além desses programas e ações, contabilizam: os atendimentos em parceria com a Sala Lilás, com escuta especializada a vítimas de violência, atendimentos do Conselho Tutelar, além das diversas campanhas realizadas, como a Campanha do Agasalho com mais de 5 mil itens doados em 2022.

“A rede socioassistencial da nossa cidade é um espaço de valorização das pessoas e de transformação de vida. Nossas ações sempre buscam amenizar diversas situações de fragilidade, proporcionando o fortalecimento dos vínculos e a reabilitação da pessoa, seja na família ou na sociedade como um todo. Trabalhamos muito em 2022 e nos empenharemos para trabalhar ainda mais em 2023 pelos cidadãos da nossa cidade”, concluiu a secretária da pasta, Rosane Moccelin.

pmsgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *