Ex-prefeito de Rio Verde de MT é multado pelo TCE/MS por irregularidades em licitação de medicamentos

A licitação aberta por Rio Verde de Mato Grosso, para compra de medicamentos hospitalares para enfrentamento da Covid-19, teve irregularidades apontadas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). Assim, o Tribunal multou o ex-prefeito Mário Alberto Kruger (PDT).

Conforme a decisão, publicada nesta terça-feira (24) no Diário do órgão, houve ausência de documentos obrigatórios durante o processo licitatório. O conselheiro Marcio Monteiro assinou a publicação.

Além da falta de documentação, não houve ampla pesquisa de mercado. Então, o contrato fechado a partir do processo licitatório foi comprometido, apesar de a contratação em si ser regular. “Pois é diretamente atingida pelo vício da primeira”, disse o conselheiro.

O TCE-MS considerou irregular o Pregão Presencial nº 52/2020 e o Contrato Administrativo nº 390/2020 no valor de R$ 650 mil. Assim, aplicou multa de 73 uferms para o prefeito na época, Mário Alberto Kruger. O valor é de aproximadamente R$ 3,4 mil.

E nota,  o ex-prefeito disse estar ciente da multa. “Mas é passível de defesa, já encaminhei para o meu jurídico”, explicou.

Por fim, o Tribunal fez recomendação ao atual gestor “para que especifique corretamente no edital e seus anexos o objeto que se pretende contratar, com suas especificidades e inclusive qual o sistema será adotado pelo ente”. Também pediu que “realize busca por estimar os preços da licitação de maneira mais abrangente possível, não só admitindo as propostas de fornecedores”.

 

 

mdx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *