Governo conclui entrega de 4 mil equipamentos para a agricultura familiar

Trinta e nove municípios de Mato Grosso do Sul receberam do Governo do Estado, nesta segunda-feira (12), 189 novos implementos agrícolas e caminhões para serem utilizados no fortalecimento da agricultura familiar.

Plantadeiras, motocultivadores, guinchos, ensiladeiras, grades aradoras e pulverizadores foram entregues pelo governador Reinaldo Azambuja aos municípios e também para instituições que prestam assistência técnica aos agricultores familiares, como a Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari).

“Com essa entrega de hoje, fechamos quase quatro mil equipamentos nos quatro anos finais de governo. Isso é muito importante, pois fortalece a agricultura familiar, desenvolve esse segmento que contribui economicamente com o desenvolvimento do Estado e mostra a relevância de tratar com a bancada federal emendas específicas à agricultura familiar, programas de assentamento rural e aldeias indígenas”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja no evento de entrega, realizado no Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), em Campo Grande.

Com investimento de quase R$ 28 milhões, os 189 novos equipamentos foram adquiridos com recursos estaduais e federais, empenhados por meio de emendas parlamentares da bancada sul-mato-grossense no Congresso Nacional. “Construímos boas políticas públicas e o resultado estamos colhendo”, completou o governador.

Foram beneficiadas nesta entrega as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia e Três Lagoas.

Segundo o governador, para o ano que vem, a parceria com os deputados e senadores já garantiu R$ 20 milhões para novos equipamentos agrícolas e também para a agroindústria. “Fortalecer a agricultura familiar aumenta a produtividade e dá capacidade do produtor aumentar sua renda, proporcionando mais dignidade”, defendeu Reinaldo Azambuja.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, também participou do ato e fez um balanço das ações voltadas ao setor. “Só neste ano (2022) foram mais de 1.200 equipamentos entregues para os 79 municípios. Além disso, fizemos o programa Pró Fertiliza, para que os prefeitos possam fazer alocação de calcário para agricultura familiar, e o Proacin, onde adquirimos sementes e fizemos recuperação de máquinas para as áreas indígenas”, falou.

Verruck ainda pontuou ações de assistência técnica realizadas em pequenas comunidades e lembrou que o Estado organizou 16 centrais de comercialização dos produtos agrícolas. “Recentemente adquirimos a Ceasa de Dourados. Compramos um prédio bem localizado para que possa fazer o abastecimento do mesmo jeito que tem em Campo Grande”, afirmou.

A entrega dos equipamentos reuniu diversas autoridades e lideranças do setor, como o senador Nelson Trad Filho, o deputado federal Dagoberto Nogueira e o deputado estadual Gerson Claro. A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, discursou em nome dos gestores municipais e agradeceu os investimentos. “O governador fez um governo municipalista. Nenhum outro governador conseguiu fazer as entregas que ele fez”, disse.

Também estiveram presentes no ato os secretários Sérgio de Paula (Casa Civil) e Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), além do diretor-presidente da Agraer, André Borges.

Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *