Programa MS Alfabetiza ajudou mais de 120 mil estudantes, após um ano

Prefeitos e secretários de Educação se reuniram nesta segunda-feira (12) para celebrar o primeiro ano de implantação do Programa MS Alfabetiza. O evento aconteceu na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Presente no encontro, a secretária de Educação do estado, Maria Cecilia Amendola da Motta, afirmou que o programa conseguiu reunir todas as prefeituras de Mato Grosso do Sul e os resultados da implementação devem ser notados já na próxima avaliação do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

“A avaliação [do Saeb] é realizada agora no final do ano e isso vai impactar, inclusive, na redistribuição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, comentou.

O programa tornou o estado responsável por auxiliar os municípios com materiais, formação continuada e premiações.

Também presente no evento, a diretora-presidente do Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica) salientou que o programa melhorou o processo de alfabetização dos alunos.

“O programa atingiu cerca de 129 mil estudantes da pré-escola até o segundo ano ensino fundamental”.

Programa MS Alfabetiza

Criado em 2021 e colocado em prática no início deste ano, o Programa MS Alfabetiza tem o objetivo de estabelecer condições para que os estudantes adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Neste primeiro ano, as ações do Programa MS Alfabetiza contemplaram iniciativas de formação continuada, realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar.

Investimento

No primeiro ano, o programa investiu na aquisição de livros didáticos, custeio de avaliações e de bolsas para Formação dos profissionais.

Assim, o programa investiu mais de R$ 4 milhões, chegando ao total de R$ 8,3 milhões.

Por fim, o valor considera premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização e contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem.

 

 

sed/ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *