Desenvolvimento: Vice-prefeito Valdecir Malacarne participa de reunião na ANTT sobre relicitação da BR-163

Representantes de municípios da região norte, impactados diretamente pela relicitação da BR-163 em Mato Grosso do Sul, participaram de uma reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir o programa de exploração da rodovia. O objetivo da reunião foi esclarecer as dúvidas dos gestores e buscar soluções para adequar o projeto de acordo com a realidade de cada município envolvido nesta primeira etapa da relicitação.

Durante a reunião foram apresentadas diversas reivindicações, incluindo a realização de audiências públicas nos municípios para ouvir a população e discutir as tarifas praticadas. O vice-prefeito de São Gabriel do Oeste, Valdecir Malacarne, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Júnior e do presidente do Sindicato Rural, Rene Miranda, destacou a importância da participação da comunidade na discussão do projeto.

As reivindicações serão discutidas em duas audiências públicas, uma na Assembleia Legislativa no dia 21 de março e outra em Brasília no dia 22 de março. A ANTT pretende dividir a relicitação da BR-163 em dois lotes, sendo o segmento em estudo, denominado de Rota Pantaneira, que compreende o trecho de 379 quilômetros. Os municípios atingidos são Campo Grande, Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes e Sonora.

A concessão do trecho da rodovia pela nova licitação prevê a construção de passarelas, anel viário, rotatórias, postos de controle e apoio. O projeto prevê ainda a duplicação de 67 km, além de 84 km de faixas adicionais e 2,5 km de vias marginais. As discussões iniciais apontam que a BR-163 terá passagem para animais silvestres e pontos de ônibus. Até o momento, o projeto está em construção e não tem empresa inscrita para a licitação.

Apesar das melhorias propostas, o aumento do preço do pedágio é a principal preocupação dos gestores municipais. De acordo com o projeto, o valor inicial do pedágio de pista simples será de R$ 14,20 a cada 100 km.

pmsgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *