Governador Eduardo Riedel prestigia o 33º Encontro Estadual de Laço Comprido em São Gabriel do Oeste

O 33º Encontro Estadual de Laço Comprido, realizado em São Gabriel do Oeste, contou com mais de 700 participantes inscritos e recebeu o importante apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura Municipal. Neste domingo (14), o governador Eduardo Riedel e a primeira-dama, Mônica Riedel, prestigiaram o evento.

Riedel destacou a importância da festa para a cultura sul-mato-grossense.

“Esta é uma celebração da nossa família, um esporte genuinamente nosso. O Governo do Estado está comprometido em apoiar e fortalecer todos os clubes de laço, junto com a Federação, para valorizar ainda mais esta tradição do Mato Grosso do Sul”, comentou.

O Encontro Estadual na cidade, foi organizado pelo Clube de Laço Liberato Maffissoni (CLLM), em parceria com a Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Fundação de Esporte e Cultura do Estado (Fundesporte). Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, acompanhou o governador no evento.

As disputas encerram no último domingo (14), com as finais individuais e a disputa das taças bronze, prata, taça patrão e taça ouro. Além disso, foi realizado um churrasco beneficente, com renda revertida para a Equoterapia Nova Esperança, conforme anunciou o presidente do Clube do Laço, Guinter Maffissoni.

A visita do governador foi marcada por uma calorosa recepção da pratonagem do CLLM, do vice-prefeito Valdecir Malacarne e sua esposa, Lindelma Malacarne, da vereadora Kalícia de Brito e de produtores rurais do município. O deputado estadual Júnior Mochi também esteve presente.

O ‘laço comprido’ é uma modalidade esportiva enraizada nas atividades dos vaqueiros e peões das regiões rurais do Brasil, sendo amplamente difundida e valorizada no Mato Grosso do Sul como uma das atividades mais tradicionais e representativas da cultura estadual.

A história do Laço Comprido no estado remonta ao início do século XX, quando a região ainda fazia parte do antigo Mato Grosso. Surgiu então a técnica do laço comprido, que consiste em arremessar uma corda com cerca de 12 metros de comprimento, com uma argola na ponta, em direção a um boi ou novilho em movimento, com o objetivo de laçar o animal pelo chifre.

 

 

pmsgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *