A frente da Cooasgo desde 2016, Marcon ressalta o compromisso em valorizar e fortalecer a cooperativa, que se destaca como referência no Estado, principalmente na suinocultura.

O presidente da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste (Cooasgo), Sérgio Luiz Marcon, ex-prefeito do município, concedeu uma entrevista exclusiva ao site Idest, na qual destacou os avanços e desafios enfrentados durante sua gestão à frente da cooperativa.

Marcon, que assumiu a presidência da Cooasgo em 2016, ressaltou o compromisso em valorizar e fortalecer a cooperativa, que se destaca como referência no Estado, principalmente na suinocultura. “O início sempre vem carregado de desafios e temores, mas a ideia de valorizar ainda mais a Cooasgo me fez acolher a oportunidade e os embates advindos desta”, afirmou.


Inicio das obras da Granja Rio Verde – Multiplicadora.

Ao longo dos anos, mesmo diante de inúmeros obstáculos, como paralisações dos motoristas, pandemia e crises no setor, Marcon enfatizou a resiliência e visão de futuro da cooperativa. Entre as conquistas mais significativas, destacou a criação da Granja Rio Verde – Multiplicadora, considerada exemplo de biosseguridade no país, e a construção da fábrica de rações para suínos, investimento que promete garantir mais qualidade e confiabilidade ao setor.


Construção da fábrica de rações para suínos, investimento que promete garantir mais qualidade e confiabilidade ao setor.

Além disso, Marcon ressaltou parcerias estratégicas com produtores e o Governo do Estado, que resultaram em convênios para pavimentação asfáltica de acessos às unidades filiais, promovendo geração de empregos e movimentação econômica em municípios como Rio Verde do Mato Grosso, Rio Negro e São Gabriel do Oeste.

O presidente da Cooasgo também destacou os resultados financeiros expressivos da cooperativa, com um crescimento de 36,3% em 2021, alcançando um faturamento de R$ 832,5 milhões e um resultado líquido de R$ 76,9 milhões. A destinação das sobras do exercício de 2021 aos cooperados foi um marco positivo para a cooperativa.


Sede da Cooasgo.

No intuito de ampliar suas atividades, a Cooasgo inaugurou sua primeira filial comercial fora de São Gabriel do Oeste, na cidade de Camapuã, fortalecendo sua presença em um dos polos mais importantes da pecuária do estado.

No entanto, Marcon também abordou os desafios enfrentados nos últimos anos, como a baixa na exportação de carne suína para a China e a queda nos preços das commodities, que impactaram significativamente o setor. A cooperativa buscou enfrentar esses desafios, mantendo-se resiliente e diversificando suas áreas de atuação.

Em conclusão, Marcon enfatizou que sua gestão foi marcada pela resistência e visão de futuro, ressaltando o fortalecimento da cooperativa e o aumento do engajamento de colaboradores e cooperados em prol do cooperativismo e da prestação de serviços de qualidade à comunidade.

 

 

ass.com/cooasgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *